segunda-feira, maio 12

11/5 - Diário do Dia das Mães na África do Sul

Ai, pessoas, tá doendo meu sentador! É estrada e estrada. Hoje (09/05) vocês passaram o dia pensando no fim-de-semana e nós aqui no batente trabalhando por um país melhor... De férias por uma país melhor! Quatrocentos kilômetros entre East London e Kokstad. Entramos definitivamente na África (só agora?). Pois é, atravessamos a nação Xhosa (você pronuncia assim: faça um click – não, não com o mouse, com a língua, assim, estalando-a – ao mesmo tempo que fala a palavra “cosa”). Pegou? É, é assim mesmo.

São milhares de vilarejos de casas espalhadas, arredondadas, pelos montes e coxilhas da região. Cruzamos a região na N2. Vocês nem sabem: dá vontade de parar para bater papo e entrar nas casas das pessoas. Mas, sabe como é, a gente é meio ET, com calças camufladas, tênis Assics e câmeras digitais.


Vilarejo Xhosa ao longo da estrada N2

Ah, tem também as cidades. Cheias, cheias de pessoas... na rua! É quase uma Índia. Tem mais gente que carro no meio da rua (adivinha de quem é a preferência de fato?). Uma loucura.


Cidades malucas cheias de gente (pela rua)!

E os nomes dos locais, então! Se na nação afrikaans as placas eram enormes por causa dos duplos “aa”, “ee”, centenas de vogais e consoantes enfileiradas nos nomes intermináveis, agora, são curtos, começando com um “n” ou “m” e depois uma consoante: Ngqutu, Mthatha, Mbongweni, Ntabankulu, e por aí vai.


!

Ah, este povo caminha. Caminha muito. São quilômetros e quilômetros para ir à escola ou sei lá onde mais. Caminha para caramba. Parece que viver é caminhar. E vice-versa.


Ou indo para escola...


Ou buscando suprimentos... Ou sei lá o quê.

Se viver é caminhar, viver também é tomar um bom banho em cada água que aparece. No caso, o Índico se mostrou tão convidativo em Durban depois de mais vários quilômetros de estrada que não deu para resistir. Tomei (Aurélio, é claro) aquele banhão numa água super gostosa, bem acompanhado do povo local, que se divertia às pampas com a água. Eh, ser criança, coisa boa!


Banhão em North Beach em Durban (Oceano Índico)


Todo mundo se diverte!

Ainda deu para conhecer um moçambicano (o Jorge) que passa uns tempos pela África do Sul. Veja só, o cara, além de escultor de beira de praia, fala português, inglês e mais cinco dialetos falados aqui neste país. É mole? Isto sem estudo formal. Batemos um papo esperto com o cara, e ele ficou feliz da vida de papear com os patrícios de língua.


Olha aí o "seu" Jorge e suas esculturas na areia

O dia acabou em Pietermaritzburg. É, o nome é este mesmo. Durban prometia mundos e fundos, mas não nos impressionou. Seguimos para o norte para ver as montanhas Drakensberg, e nossa primeira parada foi aqui. Nos perdemos pela cidade procurando o hotel, pois a rua não aparecia no mapa, mas algumas almas bondosas de um restaurante italiano nos ajudaram. Em agradecimento, jantamos no Pesto e demos de presente uma camisa da seleção brasileira. Adoraram!

Bom, este é o blog especial de dia das mães. A todas as mães, o maior beijo do mundo desde o continente mãe, e às nossas, D. Consuela e D. Ligia, um beijo ainda maior que o maior do mundo. Estamos com muitas saudades. Olha o que reservamos para vocês. Uma foto com os presentes de vocês. Esperem que não demora está chegando!


Presentinho para as mamães

(Ah, sobre o que aconteceu no dia 11/05? É o que segue...)
Rapaz, a festa tá tamanha que chegou a dar um quiprocó na Suzana. Chamou o Hugo, o Joel, o Miguel e todo o resto da turma. Precisamos ficar o dia todo próximo a uma "base". Nos hospedamos dentro da Giants Castle Nature Reserve para convalescer e, ainda assim, curtir um pouco a beleza do lugar. A cadeia (de montanhas!) Drakensberg é linda e o dia estava muito legal. A Su teve que descansar da máquina fotográfica, então Aurélio assumiu por alguns momentos. Abaixo está o relato. Mas agora já está tudo ficando melhor. Mais boletins médicos a qualquer momento ou no próximo "Diário da África do Sul".
Vale do rio Mooi e Giant's Castle ao fundo.
Olha essa!
Que beleza!
Até o próximo!

4 comentários:

Anônimo disse...

Ae, mandem um pouco de sol pra cá please ....
Melhoras pra Su. O blog de vcs tá show. Citei vcs no nosso rsss
Bjus, Marilu

Anônimo disse...

Ah! Que vontade de tomar um banho de mar!!!
Te cuida Suzana. Tens que estar bem para encarar os leões, leopardos e búfalos!!!!
Abraços,
Ana.

Anônimo disse...

Pô! to com inveja destas mães...que bonitinhos seus filhos! parabéns!! Suzaninha que aconteceu contigo??? gostou do vinho da terra? Já deves estar bem pois a curtição é grande. Puxa! que experiênca! Estou fazendo musculação para os ouvidos pra que eles possam aproveitar tudo, na volta de vcs.
beijos bete

Palloma Marques disse...

Adoreeeei esse blog !! Muito show !!