sexta-feira, maio 9

08/05 - (e aqui vai mais um) Diário da África do Sul

Oi, pessoal! É muito legal encontrar vocês aqui de novo. Temos lido todos os comentários de vocês e, apesar de não respondê-los às vezes, ficamos muito muito motivados para contar mais novidades.

Pois nós fomos ao Addo Elephant National Park e... Foi o máximo! Saímos às 9:00h de Port Elizabeth para o parque e só voltamos às 9:00h da noite. Passamos o dia todo no parque dentro do carro, pois são poucos os locais onde se pode sair. Até para ir ao banheiro é numa área cercada. São várias estradas, circuitos e voltas para entrar em contato com os animais no seu habitat mais natural.

Mas vamos ao que interessa. Os bichos! No catálogo do parque existem mais de 30 animais, dos quais vimos quase 20. Aí vão alguns:
Primeiro, um típico representante do continente: a zebrinha.


Que amor elas são!

Depois, o mais abundante do parque: o warthog, o javali africano (eta bicho feio), carinhosamente conhecido como...


...Pumba

Depois, o travesso macaco vervet (com a ajuda identificadora dos amigos).


Ele é muito engraçado

Passear pelo parque é muito divertido. Não é à toa que chamam isto de “game reserve”. É como se a gente estivesse mesmo “caçando” eles, no bom sentido, pois rodamos pelas estradas a, no máximo, 40 km/h, procurando atrás de arbustos e em clareiras. De repente, você tem à sua frente algum bicho que você não sabe qual será. Como ao descobrir os diferentes tipos de veado, como o red hartbeast:


Olha as antenas!

E também o kudu:


O macho...


... E a fêmea.

Fora os ínúmeros pássaros, a tortoise (cágado) e, vejam, o cascudinho protegido chamado flightless dung beetle. Ele está em extinção e você não pode atropelá-lo (apesar dele aparecer às pampas na estrada) ou passar por cima das fezes dos elefantes ou rinocerontes, pois eles põem os ovos nelas. Imagina o exercício de direção defensiva que é preciso!


Vai passando um “x” nos bichos que você já viu

E para terminar (terminar nada, era apenas meio-dia), aparecem as estrelas do parque. Dois dos cinco grandes animais da África: o búfalo,


Olha as guampas que parecem cabelo chanel

E... Tchan, tchan, tchan, tchan... O Elefante, é claro!


Eles são uma gracinha!


Se refrescando, Dumbo e Pumba

Pois, é, roda para cá, roda para lá e, de repente, você dá de cara com um desses pequeninos na estrada vindo na sua direção:


Veio na nossa direção, passou despreocupadamente e foi em direção...


... A um pessoal numa BMW que resolveu dar a ré a todo vapor e desaparecer!

Não é louco? Pois é, foi um dia sensacional. Chegamos ao hotel cansados, mas loucos para compartilhar este dia legal com vocês. Nós nos deliciamos com o parque. Esperamos ter outros para ver os outros dos cinco grandes que faltam: o rinoceronte, o leão e o leopardo.

Se a quarta foi cheia de fotos, com 332 instantâneos e 7 filmezinhos, a quinta, por outro lado, foi de poucas fotos. Passamos viajando desde Port Elizabeth até East London quase direto. Fotos, apenas do nascer do sol no Índico, às 6:30h da manhã, desde a janela do Hotel Formula 1:


Vai ter motivação assim prá lá do Cabo da Boa Esperança!

Depois, passando por King Willam’s Town, cidade onde vivou Steve Biko, líder negro morto em 1977, onde visitamos a cemitério onde está enterrado:


Na placa está escrito: “É melhor morrer por uma idéia que vai sobreviver, do que viver por uma idéia que vai morrer”

A morte de Biko nas mãos da polícia de segurança do governo branco da África do Sul foi um dos disparadores da queda do apartheid. É muito legal um filme sobre a sua vida chamado “Um grito de liberdade”, estrelado pelo Denzel Washington.

Aliás, falando em cores, desde Port Elizabeth a região passa a ser predominantemente dos povos negros. É legal ver um região onde eles não estão confinados aos settlements, ou às favelas. Aqui (em King William’s Town e East London, onde estamos agora) eles são maioria, são da classe média e alta, apesar de também haver os negros pobres. Em East London, chegamos e a praia estava tomada por estudantes aproveitando a praia com seus professores, cantando, dançando e brincando. Nos disseram que foi um dia quente, por isso a aula veio para a praia. Não é o máximo? Acho que temos um bocado o que aprender com este mundo.


Que beleza!

Bom, pequenos, hora de dormir, que hoje só amanhã. “Boa noite, John Boy.” “Boa noite, Mary Helen.”

4 comentários:

Anônimo disse...

oieeee ;)
vc se puxam nos relatos, nao vou chegar nem aos pés rsss
Chegamos em capetown e o tempo muito fechado e umido snif snif
Show nos falarmos por SMS em plena Africa do Sul, viva a tecnologia ;)
Estamos mortos rss boa noite, bjos
Marilu, Marcos

Unknown disse...

Que inveja!Vendo as fotos e relatos de vocês dá uma enorme vontade de voltar aí para conhecer locais que não conseguimos.
Boa continuação de viagem e até mais.
Abraços,
Émerson.

Anônimo disse...

Belo passeio!!! Adorei!!!
Abraços,
Ana Banana

Anônimo disse...

oooooiiiiiii
Lindas fotos e vcs. To atrasada nas "cartinhas"...lindas as crianças na praia e o balezinho dos elefantes...puxa!!!quanta emoção! vcs vão muuuuuito bem.
bjs bete