terça-feira, janeiro 22

Uma espiada no futuro 1/5

Pensar o que fazer no futuro implica dar uma "espiada lá", não acham? Resolvi sair atrás de algumas coisas para estudar e resolvi compartilhar com vocês o melhor que eu li sobre o assunto.

Vou postar em cinco partes uma síntese adaptada das visualizações de cenários da rede GBN – Global Business Network (http://www.gbn.com/) – para os anos vindouros até 201?. As visualizações fazem parte do livro “What’s Next?”, de Kelly e Leyden, de 2002. O terreno foi mapeado em quatro áreas e oito subáreas:

Poder: Economia e finanças, Geopolítica e governança
Pessoas: Cultura e sociedades, Sistemas de valores e crenças
Potencial: Tecnologia, Ciência
Planeta: Ambiente e sustentabilidade, Civilização e infra-estrutura

Visualizar o futuro diz respeito a imaginar caminhos sem escolhê-los. Implica adotar posturas e ações robustas, que sirvam ao maior número de caminhos. Para visualizar que bifurcações criam novos caminhos, procuram-se por incertezas. E se imagina no que elas podem se desenrolar.
Este processo deveria ser um de múltiplas perspectivas. Assim o fazem na GBN. Várias mentes são mais criativas que uma única.

O futuro é visto da “nossa” perspectiva global. “Nós” significa o bilhão de pessoas com mais poder para estar “conectado”.

Nenhum comentário: