terça-feira, janeiro 22

Sobre escrever

Notícia boa prá galera: terminei meu romance (de estréia?) na semana do natal passado. Título: Avaeté. Foi uma experiência impressionante, espetacular e emocionante. Ah, se eu pudesse viver de escrever... Mas acho que isto é meio fantasia. Tô achando que para viver de escrever você tem que ter uma noção mais ampla do que seja escrever. Você não pode viver só do dinheiro dos seus livros. Tem que fazer algo mais envolvente, mas amplo, mais integrado. Poucos são os que têm uma vida razoável só do escrever, assim como poucos são os que têm uma vida razoável do jogar futebol (ou tênis, etc.)

Não sei bem o que seria este "mais amplo". Alguém aí teria idéias de como se sobrevive criativamente escrevendo criativamente?



P.S.: aguardem mais novidades sobre Avaeté.

9 comentários:

Debora Azevedo disse...

Eu já te disse que eu te vejo "vivendo de escrever". Se é esse o desejo, o impulso, se é ai que toca o coração, o caminho vem.
Um blog eh um exemplo. Um blog muito lido gera divulgacao que gera renda que...
As questoes do escrever nao passam pelo sobreviver, mas moram "no que", "pra quem" e "por que".
Sucesso!

Anônimo disse...

Aurélio, neste momento penso que escrever é uma consequência do viver, ou seja, não se pode escrever se não se vive alguma coisa. O legado escrito é como uma trilha que reporta a vida, é um rastro que tua atividade deixa.
Portanto, para ter algo para escrever, é preciso viver. O problema é que a armadilha se fecha quando este viver consome todo o tempo e toda a energia, e não conseguimos gerar o rastro, e compartilhar as experiências, o conhecimento, e até mesmo a caminhada. Aí, virou uma experiência solitária, com pouco compatilhamento, um onanismo egoísta, e, modestos que somos (?) tiramos a oportunidade de outros se inspirarem e aprenderem com nosso aprendizado e caminhada.

Mas me parece que sabes fazer isto, eu é que estou aqui comentando contigo, para quem sabe a partir deste comentar contigo descobrir como produzo as brechas de tempo (ou mais importante, de energia, que é a verdadeira força motriz)que me permitam seguir o teu rastro e produzir bons rastros.

Do amigo que o estima especialmente

Oscar Kronmeyer

Aurélio L. Andrade disse...

Vocês falam como Avaeté! Se eu pedisse um conselho a ele, estaria usando as palavras de vocês. Engraçado, Avaeté é como se fossem todos os amigos. Todos vocês são Avaeté!
"Avaeté, não me deixe."

Anônimo disse...

Aurélio, meu velho, não sei se Avaeté pensa assim, mas o que se escreve só faz sentido se for lido. escrevo-te essa obviedade pra perguntar em seguida: quando leremos esse livro?

Provocações à parte, deixo um grande abraço pro amigo.
Boa sorte.

Aurélio L. Andrade disse...

Mas é claro! Avaeté é controverso. Sábio na profundidade, sábio na simplicidade direta! Sabe como é, escrever está escrito, editar é outra coisa. No momento está sendo avaliado pela Editora Peirópolis (a mesma do meu livro predileto: Ismael)
Abraços!

Anônimo disse...

Salve Aurelio!!!!
Boa essa de escrever. O importante, acredito, é perseverar camarada!
Boa sorte!
Que novas palavras nos aproximem. E..... parafraseando o Panta, onde, quando, como leremos a oba?
Qual é a idéia? Guardar ou divulgar?
Sugiro-te: tente um modelo alternativo de distribuição!
Abraços fraternos,

R. Alvarez

PS: irei a POA, procurar-te-ei!

Anônimo disse...

Grande Aurélio

Acho que você teve uma feliz idéia com o Blog do Aurélio. Escrever é bom pois permite organizar as idéias que são importantes para os ideais. Vamos Falando e Sorte.

Amarildo

Anônimo disse...

A escrever criativamente, não precisamos te ensinar. A sobreviver criativamente? É o que vens fazendo.
Depende exclusivamente da tua definição de "vida razoável". Acho que passamos boa parte da vida colecionando "coisas" das quais alguém terá que se livrar. É pura distração...
Então, curte tua fantasia, teu sonho, minimizando a racionalidade, pois como diria Avaeté e disse Carlos Drummond de Andrade:
"O sonho é o pensamento em férias"

Um beijão!

P.S. Tô curtindo muito da leitura...

Liliane

Pizzato disse...

Aurélio!

Que tal um excerto no próprio blog? Parabéns pela iniciativa! Grande abraço.
Pizzato