sábado, abril 26

Diário de Bordo - África do Sul

Atenção! Notícias da África! Não queremos decepcionar nossas amigas, mas não vai dar para levar na mala um bom negão para cada amiga que pediu... Adiantamos que são gente fina, mas daí a ser transportado na mala...

Bem, enviemos fotos dos tais sempre que der.

Nesta quinta foi dia de estrada. Ah, e que estrada. Relaxante. Rodamos desde Bloemfontein até Graaff-Reinet por entre paisagens de planície e montanhas, até chegar às beiras do Parque Nacional Camdeboo.

Estrada N9

Perto dela, avistamos o primeiro exemplar realmente africano da vida selvagem: o Gemsbok, um tipo de alce de guampas retas. Ah, avistamos também avestruzes criados em fazendas.

Gemsbok (um parente deste, o springbok, já papamos no jantar)

Oystrich (avestruz - também já papamos - são muito bons)

Graaff-Reinet é uma pequena cidade colonial holandesa, com a igreja central da Reformed Dutch Church. A cidade parece Canela.

Casa estilo Cape Dutch de Graaff-Reinet
Igreja em Graaff-Reinet

Chegamos à tardinha, jantamos às 19h sob um céu estrelado maravilhoso e uma temperatura agradável de 22 graus. O frio foi-se embora. Aurélio até já pegou um bronzeado de caminhoneiro no braço contrário. À noite, fizemos aventuras fotográficas noturnas, tipo capturar os seres noturnos e deitar no meio da rua para captar um instantâneo da arquitetura local. Hospedamo-nos no Obesa (!) Logde, num quarto chamado Bad Mama (!).

Nossos amiguinhos

Hotel psicodélico em Graaf-Reinet

Boa Noite! Hora de dormir...

Bom Dia! Hora de pular da cama para fazer trilha!

Pois é, sexta é dia de trilha. Que dia não é? Saímos pela manhã para uma que durou 3:30h, isto só para esquentar (que o ciático não é de ferro). Foi na Eerstenfontein. Vimos formações maravilhosas.

Trilha, trilha, trilha!

Já na tardinha, rumamos para o Vale da Desolação. Desolador de tão lindo. Enxerga-se muito longe no horizonte. Na estrada, topamos com mais alguns exemplares de fauna, um tipo de macaco que não identificamos e um antílope. No Desolation Valley pegamos um pôr-do-sol daqueles. A vegetação não é aquela típica de filme da África. A savana é mais do tipo seco, com arbustos baixos e poucas árvores (logo, zero sombra, num calor de, agora, 30 graus).

Fauna

Mais fauna!

Alguém aí gosta de esportes bastante radicais?

Visual a perder de vista

Paisagem linda da região

!

Saudades da terrinha

Danks! (Valeu!, em afrikaans)
Ingang (entrada, em afrikaans); Utgang (saída, em afrikaans) (Grande coisa!)
Tchau! (Tchau!, em bom português) – Aliás, mais de uma pessoa já nos perguntou se falamos francês no Brasil.

7 comentários:

Anônimo disse...

A propósito da foto com a camiseta do Grêmio: o Tcheco está voltando para o clube.
Abraços,
Ana Carlson

Anônimo disse...

Oi!
Estamos aqui comemorando os nossos dez anos e pensando em vocês (tanto que vamos começar a jogar Labirinto agora).
Abraços
Ana
Émerson
Renato
Ricardo

Anônimo disse...

Olá queridos
Vamos ficar de olho em vocês, acompanhando esta aventura. As fotos da Suzana estão fantásticas.
Beijos e abraços,
Fernanda e Jaeger

Anônimo disse...

Olha só, eu dei uma pesquisada no Wikipedia, acho que o macaco da fotod e vocês é um Chlorocebus, se quiserem confirmar se é dêem uma olhada no linkhttp://en.wikipedia.org/wiki/Chlorocebus
abração
Renato

Anônimo disse...

oi queridos
Achei que vcs iam escolher a "adventures"...mas passagens claustrofóbicas não dá mesmo. Chego a sentir uma aflição só de ler.
Que linda viagem, adoooorei aquela imensidão desértica e os bichos tão comoventes. Linda foto do por do sol, a Suzaninha é de fé!
vivam por mim tb este pedaço de mundão. beijo com muito carinho da bete

Anônimo disse...

Oi
Incrível, no meio de um ambiente tão diverso...chimarrão e grêmio. As origens estão sempre impregnadas. Estas e outras representações e é sempre assim, né? como uma marca "a ferro e fogo". só uma reflexão bbabaca..
mais beijinhos da bete

Daniel disse...

Dale tricoloooooooooooooooooooooooooooor!

Boa trip aê mano!