segunda-feira, abril 21

Diário de bordo - África do Sul

Oi, pessoal! Chegamos bem à terra do Nelson (Mandela). Que bom reencontrar vocês. Estávamos com saudades de uma boa aventura.

“Sorrisos de união, lágrimas de saudades e de adeus”

Aliviando o ciático.

Último pão de queijo.

Pois é, após chegar em Jo’burg (um dos muitos apelidos de Johannesburg) às 8:30h de domingo, pegamos um carro (com direção no lado direito!) e tocamos a fazer as primeiras experiências na cidade. Primeira surpresa: 8 graus e ventinho frrrrio.
O hotel Formula 1 que estamos é numa motorway de várias pistas perto do aeroporto e longe da cidade. Daqui fomos a um shopping (!) e depois conhecemos o centro à noite. Ninguém recomendou isto, mas fomos de qualquer maneira (tem muitos sem-teto). Na volta para o hotel, nos perdemos e erramos o caminho algumas vezes. Passávamos ao lado do hotel e não achávamos um retorno ou maneira de chegar nele. Bem, nada como um boa perdida para ficar craque com o carro e com as ruas.


Depois de um jantar barato (come-se com poucos Rands, a moeda local) e uma noite honestíssima de sono, a segunda foi em direção ao centro, agora de dia. Fomos ao Carlton Center, o edifício mais alto da África. No 50º andar fica o observatório, o Top of Africa. Pena que nublado.


Qualquer semelhança com SP não é mera coincidência...

Depois, almoçamos num restaurante português (o Belém, com direito a pastel de nata e ótimo expresso) e caminhamos até a Gandhi Square, uma praça em honra ao amigo Mahatma. Em seguida, combinamos um tour para Soweto para manhã de amanhã (terça) com um guia de lá mesmo que dizem que gosta muito de conversar... Vejamos!

Feel the black power!

Fui beijar a bandeira, mas o Nelson achou que eu estava limpando a boca e me deu uma cutucada.

O resto da tarde foi adrenalinado, pois quando chegamos ao Market Theatre, éramos esmagadora minoria (imaginem!), mais ainda quando nos aproximamos da ponte Nelson Mandela, onde na hora do rush as pessoas a cruzam para pegar seus minibus para Soweto. Era um mar de gente na nossa direção, dois turistas abobados com máquinas fotográficas na mão!

Ponte Nelson Mandela, na hora do rush e pessoal a pé em direção...

...às vans que levam a Soweto e outros subúrbios.

Beleza! Sobrevivemos à aventura.

Carlton Center, em belo final de tarde.
Até o próximo boletim!

3 comentários:

Anônimo disse...

Ae ;) Brrr friozinho é ... snif snif
bad news :(

Chegamos do feriadão ávidos por noticias de vcs!

Aproveitem, curtam tudo muito e mandem dicas, noticias hehehehe

bjos, abraços Marilu e Marcos

Anônimo disse...

ooooiiii queridos
-adorei o black power!!! dá pra fazer encomenda??? hehehhehehe
-brincadeira a parte: que cidade bem grande, creeeedo! bem como tinhamos falado, vou aprender muito! viva a aventura e vivam vcs bem gostoooosamente, bj bete

Anônimo disse...

Oi Suzana e Aurélio, que triste estar deste lado do blog. Na próxima vez, quem sabe...
Beijos,
Lenita e Gilberto.